O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

quinta-feira, maio 04, 2006

FIM DE SUSPENSE...


...Finalmente o post do Projeto Secreto!
A idéia surgiu daqui,um blog francês que eu visito sempre e que me dá vontade de fazer tudo o que ela faz.
Quando vi , achei interessante e comecei a "ler"(rs,rs,em francês,até parece...),e vi que ela dava dicas bem interessantes a respeito do tal casaco Temptation,da Kim Hargreaves.Fui atrás e descobri que era feito com uma lã supergrossa e com agulhas idem(12 e 10)!

O original...
Achei bem interessante,pois tenho uma lã da falecida Santista que se enquadra bem no caso(Fofão-200 grs),mas não é prá ser trabalhada com agulhas tããão grossas.
Prá variar,adaptei o que vi ao que eu tinha e sabia fazer...
Escolhi a cor que tinha em quantidade que eu julgava suficiente e fui atrás da receita e, SURPRESA!,a receita é vendida!!
Não desisti,pois no site tem um molde com o modelo e as medidas de como o casaco deve ser,e também explica como se medir prá chegar ao tamanho ideal do modelo.
Medido e escolhido o tamanho,fiz uma amostra de 10 por 10 cm com a minha lã prá saber quantos pontos e carreiras eu tinha que fazer prá sair no tamanho certo do tal molde!
Prá quem faz tudo a olho eu me excedi em preparativos nesse casaco.
Comecei meu casaco toda faceira,mas usei as agulhas indicadas prá minha lã,e não as indicadas no original.
O pulo do gato dessa receita(e que pode ser adaptada a outras ) é o seguinte:o acinturado do modelo se dá porque,em vez de diminuir pontos na parte da cintura,somente se troca de agulhas por dois numeros menores.Quando terminar a parte da cintura,retoma as agulhas do início,mais grossas!!Genial!!!Fica perfeitinho... Foi a primeira vez que fiz algum trabalho de tricô com mangas postas(com cavas perfeitas),sempre fiz com cavas retas(no ano passado fiz minhas primeiras mangas raglãs,que ficaram ótimas também).
Tudo no capricho...até que acabou a lã e faltava ainda a gola e o cintinho.Achei que ficaria legal com a gola de babado(mesma receita da manta espiral,porém com uma só carreira de aumentos) que imaginei no lugar da original,e o cintinho é de I-cord.
Fui no meu estoque de lãs e descobri uma da mesma cor,mas de fio peludinho.
Ficou bem bonito,deu um toque especial.
Depois de terminado o casaco é que eu vi,lá no tal blog francês,que a Laetitia(o nome da dona do blog) estava se arrancando os cabelos de raiva por não ter se dado conta que,quando se trabalha com agulhas muito grossas com um fio que não é adequado(e o ponto tricô também não ajuda),o trabalho tende a espichar(dar de si),e o dela virou quase um robe!Por isso ela chama o casaco dela de Tentação Diabólica...
Pois o meu eu fiz de acordo com o rótulo da lã e ficou direitinho...
Dessa vez eu anotei tudo direitinho,mas acho que é inútil postar a receita,porque o fio que eu usei não é mais fabricado,e quem se interessar pode fazer como eu,com uma amostra do fio a ser usado e fazendo a própria receita conforme o molde.Não é difícil,até eu consegui!!!



O meu se chama Sweet Temptation...

Espero que tenham gostado,e depois de tanto suspense não tenham se decepcionado,mas é que para mim a confecção desse casaco foi uma espécie de evolução no meu tricô,já que fiz coisas que eram novidades prá mim(embora não tenha deixado minhas adaptações de lado...).
E como eu disse,hoje as coisas começam a se iluminar por aqui...

Beijoconas,

Rosi

posted by Rosi | 3:30 PM

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Rosi, não se subestime, Mulher!!! Deixa de ser tão modesta, você tá podendo!!!
Tirou uma receita de olho, fez um casaco lindo, quer mais o quê?
Até agora eu não fiz nenhum pra mim, desses com badado, mas depois do seu, me animei!!! Tá muito bonito, mesmo.
Um abraço
Ana

qui. mai. 04, 05:35:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

Brigaduuuu.Mas não é difícil não!É só ter boa vontade(e um pouco de coragem prá desmanchar o que dá errado).Vai na base do erro e acerto,ainda mais que não sou fluente em nenhum outro idioma a não ser o Português mesmo.O resto é no chutômetro...
Beijoconas,
Rosi

qui. mai. 04, 10:58:00 PM 2006  
Blogger Entre Fios said...

Oi Rosi
Dei uma olhada no blog de onde você tirou a idéia.
Não sei como você conseguiu entender a receita.
Às vezes eu me enrolo até com receitas em Português.
Seu casaco está perfeito!
Bjs(pro meu genrinho também, mas qual dos dois?!Bem eu tenho duas filhas,então beijo pros dois rsrsrs!)
Giovana

sex. mai. 05, 12:54:00 AM 2006  
Blogger aos meus olhos said...

Ficou realmente lindo... Valeu a pena o "suspense" e a espera. (Posso confessar uma coisinha??, Não me habilito a fazer peças para mim pq nunca mais têm fim, tenho 1,70m e uns quilitos a mais... isso dificulta o trabalho que nunca mais acaba ahahah) XXiiiuuu mas você n sabe nada!!
Bjitos bons
ana

sex. mai. 05, 09:32:00 AM 2006  
Blogger Paty Bello said...

Oi Rosi,
mas que espetáculo, não? Lindo demais o seu casaco. Parabéns. Eu olhei de onde você tirou a receita e também não achei nada fácil não. Será que você poderia me mandar como anotou, ou então postar? Que inútil, que nada! Com o seu jeito de fazer e as suas dicas, a gente adapta as lãs que temos hoje em dia! Eu estou com um fio azul muito lindo em casa, mas ele é fininho. Depois que vi seu casaco, estou tentada a enrolar pelo menos um três fios juntos e me arriscar! Quantos gramas de lã você usou? Instruçõezinhas, please!!! rsrsrsrs
Um Beijinho
Paty

sex. mai. 05, 09:33:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rosi, ele ficou bárbaro, concordo com os comentários acima, vc é show de bola mulher! E concordo com a Paty tb, se vc der um empurrãozinho a gente consegue fazer um parecidinho, post suas adaptações e dai em diante faremos as nossas.Parabéns mesmo.bjs.ANA ROSA (anaaccennato@msn.com)

sex. mai. 05, 12:55:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rosi, ficou LINDO o teu casaco. Por coincidência, eu estou fazendo um bolero com uma gola parecida, inspirada também no cachecol espiral e num modelo que vi numa vitrine (caríssimo). Tudo no chutômetro, que eu também não sou muito de seguir receita. Vendo teu casaco me animei mais.
Beijos

dom. mai. 07, 03:37:00 PM 2006  
Blogger Márcia said...

Rosi, ficou lindíssimo!!! Parabéns!! Um beijão :D

seg. mai. 08, 07:27:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rosi, sempre que posso visito seu blog. Cada vez que visito me surpreendo mais e mais. Esta dica de como acinturar a blusa ou bolero, foi demais. Seu blog esta sempre REDONDINHO (uma perfeição) Parabéns! Obrigada por dividir suas experiências com todos. Bjs Florimar

ter. mai. 16, 06:14:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

Agradeço a visita e os elogios.
Beijoconas,
Rosi

sex. mai. 19, 04:04:00 AM 2006  

Postar um comentário

<< Home