O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

domingo, julho 02, 2006

O PULO DO GATO...


...Há mais de um ano,numa das minhas circuladas pela Internet, eu me deparei com um cachecol que eu fiquei muito cismada com a confecção:o Tríada.
Algum tempo depois eu ví outro bem parecido,uma variante no ponto,mas não no modo de fazer:o Moebius.
Confesso que perdi muuuuito do meu precioso tempo olhando as imagens(eu imprimi todas) deles,e não conseguia entender.
Eles são feitos de um jeito que ficam sempre torcidos,quando usados.
Vocês bem sabem que meu inglês é "macarrônico",então,por mais que eu lesse,não entendia muito bem as receitas deles.
Aposentei o assunto,até domingo passado.
Terminei meu famigerado casaco Ancara,mas ainda estava disposta a encarar um desafio.
Peguei minha pasta com as receitas de tricô,um novelo de lã branca,e as agulhas circulares(eles são confeccionados com elas), e me dispus a decifrar o tal enigma.
E,acreditem se quiserem,mesmo não entendendo muito bem,fui tentando até que consegui descobrir o pulo do gato,isto é,como é que se faz o torcido eterno do trabalho.
Me desculpem a qualidade das fotos,pois foram(como sempre)tiradas com o celular.
Não vou dar a receita certinha,só o modo de fazer.Vocês podem dar uma olhadinha aqui(Cashmere Moebius Cowl-podem baixar a receita em PDF.Foi "estudando" essa receita que eu vi como era feito.),e aqui(noTríada Along),prá terem uma idéia de número de pontos ,tipos de pontos,largura e altura ideais de cada tipo,etc.
E aqui e aqui é prá quem sabe inglês e quer se aprofundar mais no "assunto".
Aí vai o passo a passo de como fazer o torcido(que é o pulo do gato).

Monte o número indicado de pontos(no meu eram 90 pts):


Teça o primeiro ponto(que está na agulha esquerda)como ele se apresenta:

Antes de tecer o segundo ponto,dê uma volta inteira com a agulha direita,entrando por cima e saindo por de baixo do fio que vai ser tricotado e da alcinha que ficou entre o primeiro e o segunto ponto:
Fica tudo torcido nesse "meio":

Faça o segundo ponto normalmente:
Tricote tudo normalmente,seguindo o ponto escolhido.
Já no final dessa primeira carreira dá para notar que o trabalho fica com uma torção,e é assim mesmo,até o fim(na altura desejada):

Minhas dicas:

- é que se faça o arremate com agulhas uns 2 ou 3 números maiores do que as que foram usadas na confecção do trabalho,prá que fique bem frouxo.
-no primeiro trabalho(ou teste)use lã clara e um pouco mais grossa,e trabalhe em ponto meia.É mais fácil,até pegar bem o pulo do gato.

E aqui está o meu cachecol "enrolado":


Ele não ficou muito certo porque eu fiz duas torções(eu sei,eu sei,a boa tricoteira desmancha o trabalho se ele não ficou certo.O problema é que essa lã é divinamente linda,mas horrível de trabalhar,pois solta muitos fiapos,e se eu ficasse desmanchando ela iria acabar careca.Faz o gênero bonitinha mas ordinária...,apesar de cara.),mas dá prá usar assim mesmo.

Bom,é isso.

Se tiverem alguma dúvida,perguntem,que se eu souber,eu respondo.

Só não exijam muito de mim...

Uma ótima semana prá todo mundo,

Beijoconas,

Rosi

PS.:O filhote pequeno já está bem melhor,pode ser que já dê prá ir à escola,amanhã.

E prá quem me pediu dicas de acabamento daquele xale colorido de crochê,é o seguinte:eu não sei fazer crochê direito,e a receita com a foto está ali publicada.Não fui eu quem fez(e eu nem disse que era).Tudo foi tirado de uma revista muito antiga de trabalhos manuais que eu tenho.

As fotos de trabalhos que EU faço têm sempre o nome do blog estampadas.

E quanto a aprender tricô ,breve vou publicar aqui o tal livro de tricô.Enquanto isso,divirtam-se explorando as dicas ali dos Links que Ajudam.

posted by Rosi | 5:15 PM

8 Comments:

Blogger aos meus olhos said...

Olá Rosi, comecei por ler o último post publicado e tudo indicava que vc ía fazer o mesmo com seu blog.. é verdade que dá trabalho, mas só faz aquilo que puder, essa coisa de receita qdo há, não custa colocar para ajudar, eu tenho a sorte de não trabalhar com receita ;), mas qdo não há, cada qual que se vire.
Não tenho tido muito tempo, logo a net é o que fica para trás, li que seu filhote estava doentito, espero que tenha recuperado e que não tenha sido nada de grave.
(São duas da matina e eu sem pregar olho!!)
Tenha uma boa semana.
Bjitos
ana

dom. jul. 02, 10:02:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

Ana,não vou fechar o blog,não.O fechamento do blog da Sol só me fez desabafar uma situação que venho notando já há um tempão,mesmo antes de ter meu próprio blog.A história dos pedidos disso e daquilo..Mas faz parte de se ter um blog que mostra esse tipo de trabalho.
O problema é que queremos ajudar,mas não é sempre que dá ou sabemos como.
Com a história do filhote pequeno estar doentinho,eu resolvi dar uma freada aqui no blog,pois estava passando muito tempo aqui em detrimento de outras coisas tão importantes quanto(ou mais).Por isso estou demorando um pouquinho mais prá responder aos comments e até mesmo fazer visitas prás amigas(como tu).E essa freada me rendeu uma porção de coisas que eu pude terminar(tricôs),e consegui ver uns filmes na TV que eu sempre perdia por estar unica e exclusivamente viajando aqui na Net.É ótimo fazer isso e manter contatos,mas também é ótimo fazer outras coisas também.E meu marido vinha me alertando sobre isso há tempos,mas como boa "viciada"eu achava que era bobagem.Mas não é.
Acho que estou começando a encontrar um ponto de equilíbrio entre a minha vida normal e a virtual(que estão muito ligadas).
É isso,amiga.Vê se consegues dormir,por que o dia de amanhã é sempre cheio...
Beijoconas,
Rosi

dom. jul. 02, 11:44:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi Rosi !
grata pela atenção referente ao xale de flores !
Ficou bem diferente ...gostei ! mas como também não sou boa crocheteira ... e nem boa tricoteira .... eu dei um jeitinho para arrematar do meu modo mesmo !
Melhoras para o filhote
Abração ,
Elenir - São Paulo- SP

seg. jul. 03, 10:54:00 AM 2006  
Blogger Rosi said...

Elenir,desculpe se eu não pude te ajudar mais e melhor,mas é que realmente eu não faço crochê direito,e publiquei a receita exatamente como foi publicada na revista.Que bom que tu conseguiu te "achar",e gostou do resultado!E é esse jeitinho que torna cada trabalhinho que fazemos,único.
Essas coisas me deixam feliz!
Beijoconas,
Rosi

seg. jul. 03, 05:59:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Menina, e eu que já tentei um bocado desvendar o mistério do Moebius... Valeu!

ter. jul. 04, 02:59:00 AM 2006  
Blogger MARY said...

Oi Rosi seu cascol enrolado está lindo.Sabe tenho andado muito ocupada,hoje tirei um tempinho para as visitas,já tinha saudades de vir aqui,adoro seu blog.que cada dia está melhor.Amiga gostava muito de falar consigo e trocar ideias,se quiser o meu e-mail é marylimalamim@hotmail.com tenho msn.tudo de bom e mil beijos da mary

ter. jul. 04, 10:37:00 AM 2006  
Blogger Rosana said...

Rosi, meu nome é Rosana Hermann, meu email é rosana@gmail.com
Sou blogueira, tricoteira e apresento diariamente o programa Atualíssima, ao vivo, com o Leão Lobo, na Band, às 3 da tarde. Vamos fazer uma matéria e mostrar o Moebius. Também fiz um e estou agora fazendo outro, com agulha circular mas por outro método, incrível que aprendi no YouTube.
Se você puder, manda um email pra mim pra trocar umas receitas!
Beijos,
Rosana Hermann

qua. mai. 07, 12:15:00 PM 2008  
Blogger trichegege said...

Rosi faz tempo que passo em seu blog sempre em busca de novas dicas que aliás vc sempre tem, mas hoje passei aquí só p/ dizer que gostei de ver que o seu trabalho é reconhecido por gente que as vezes a gente acha que é diferente de nós só porque é conhecida ´na mídia e a prova aí está a Rosana essa gracinha de pessoa blogueira como nós que também faz tricô muito bem, tira um tempinho p/fazer um comentário em seu blog, blog este que sempre esteve em meus favoritos desde o dia que conhecí o Montricot e nunca mais larguei, hoje vc está em meu blog e em meu coração porque tenho respeito por vc e pelo que vc, a Solange o Aloísio representam p/as blogueiras iniciantes que aprenderam muito com vcs.

qui. mai. 08, 06:45:00 PM 2008  

Postar um comentário

<< Home