O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

sexta-feira, novembro 24, 2006

NEWS!NEWS!RESSUSCITANDO A FERRAGAMO...

...Lembram daquela história do ponto da bolsa Ferragamo?
Prá quem não sabe,uma americana(Kate),dona do blog Knitlit,viu a tal bolsa original e não sossegou enquanto não decifrou o ponto com que ela era tecida.Diz ela que passou um tempão nesse trabalho,até que,voilà,descobriu o "pulo do gato".Daí ela fez uma bolsa (adaptada,como a minha e todas as outras que não são a original) e mostrou lá no blog dela.Choveram pedidos da receita,que ela gentilamente disponibiliza(agora também em Português,prá quem solicitar à ela),mas proíbe terminantemente que a receita seja publicada em outro blog.Só pode as fotos de trabalhos prontos.
Isso gerou uma discussão no grupo de tricô ao qual faço parte:afinal,ela tem ou não o direito sobre a publicação do tal ponto?Ela criou o ponto ou só copiou como todas nós cansamos de fazer aqui?A polêmica deu em nada,e resolvemos acatar o desejo da moça e só mostrar os trabalhos prontos.
Pois ontem eu estava "viajando"pela Net quando dei de cara com isso:


Com direito à receita com gráfico e tudo!!

É de um blog chamado Maglia Amore Mio,da brasileira Alissandra,que está morando na Itália.Por isso está em italiano,mas só pelo gráfico já vale a pena.Pedi correndo prá ela se podia publicar aqui o mesmo que ela(ela tirou de uma revista italiana mais antiga),devido à polêmica e aos inúmeros pedidos da receita que tenho recebido.E não é que ela topou?Fico imensamente grata por essa gentileza dela,afinal ela poderia ter dito que não,que quem quisesse que fosse lá visitá-la e que pegasse lá mesmo.Mesmo assim,vamos fazer esse carinho prá ela e visitá-la,pois ela tem muitas outras coisas bonitas lá,e vale a visita(e o link!).E,por favor,comentem lá(e aqui também)!!

UP Date:A Alissandra acabou de publicar um blusão feito com esse mesmo ponto.A receita é de 1985.Dêem uma olhadinha lá...

E daí,lá no grupo,uma outra amiga tricoteira mostrou isso,que ela tirou de uma Montricot antiga(1984):




Eis que de repente surgem outras receitas do ponto.

Ainda não comparei com a receita da Kate,mas visualmente o ponto é igualzinho.

Acho que agora ela não pode reclamar,pois as receitas aqui mostradas foram publicadas muuuuito antes dela dizer que tinha a receita.E quem disse que ela não copiou de algum lugar também?

Estou postando isso porque não achei certo essa história de não querer que publicassem a receita do ponto,como se ela fosse a criadora e detivese direitos sobre isso.

Tudo o que eu aprendo,passo adiante.Se eu não tenho receita de alguma coisa,paciência,pois muita coisa eu faço no "olhômetro".Mas o que eu tenho a receita,mostro,ensino.

Assim como eu estou tirando proveito e já recebi ajuda de outras blogueiras(principalmente da Solange,do Montricô),ajudo às outras pessoas também,ensinando e/ou passando adiante o que tenho.

Acho que isso é o correto.

É claro que gostaria que toda(o)s que fizessem algo que foi de minha autoria ,e publicassem as fotos do trabalho, ao menos me desse o crédito da criação(ou da inspiração).É o mínimo que se espera,né?

Não é correto copiar e dizer que foi a pessoa mesmo que fez.Essa cara de pau eu não tenho.Mas tem muita gente por aí que faz.Por isso eu "carimbo" minhas fotos com o nome do blog.Mas quem quiser se inspirar em obras minhas,ao menos diga(e/ou escreva:quem me deu a idéia foi a Rosi,do blog tal).

Pronto.É uma questão de justiça.

Se inspirem bastante,e se não conseguirem fazer,encomendem uma que eu faço(rs,rs).

Beijoconas,

Rosi

posted by Rosi | 1:35 PM

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

DÁ-LHE, ROSI! DÁ-LHE ALISSANDRA!
GAROTA ESPERTA E EFICIENTE É OUTRA COISA... O BLOG DA ALISSANDRA É NOVINHO E ELA JÁ CHEGA ARRASANDO!
MUITO BOA A IDÉIA DE PUBLICAR A RECEITA E EXPLICAR QUE A KATE NÃO DETÉM OS DIREITOS AUTORAIS DA RECEITA. COMO TODAS PUDEMOS VER, A RECEITA DO PONTO É ANTIQUÍSSIMA, COMO PODE COMPROVAR A FOTO DA REVISTA MON TRICOT.
E DE QUALQUER FORMA, TANTO A RECEITA EM INGLÊS COMO EM PORTUGUÊS, FORNECIDA PELA KATE, É UM QUEBRA-CABEÇA COMPLICADÍSSIMO. AGORA, SIM, TODAS NÓS TEREMOS NOSSA IMITAÇÃO DE FERRAGAMO - NADA DE 'FAKE', QUERIDAS, ESTAMOS NO BRASIL. NO NOSSO CASO, É IMITAÇÃO MESMO, NA MAIOR CARA-DURA. MAS COM OS DEVIDOS CRÉDITOS, CLARO...
BRAVO! BRAVO! BRAVO!
VIVA ROSI!
BEIJINHOS AGRADECIDOS
MIRIAM

sex. nov. 24, 03:07:00 PM 2006  
Blogger Maria Silvia said...

Rosi...você é demais...
Estou começando um blog e você já está lá.Se puder, apareça...
WWW.mariasemanias.blogspot.com

sex. nov. 24, 05:08:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi Rosi!Vc mata a cobra e mostra o... ueba!!!! Nota dez mil procê!Lindos trabalhos!Sucesso sempre.Um abraço

sex. nov. 24, 08:20:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

ROSI
Gostei do seu blog,adorei a bolsa mas não consigui ver direito a receita, vc pode me enviar por i-mail, faça um passo-a-passo, o ponto parece um pouco complicado.
Um beijão
Bom final de semana....
rosi.aj@hotmail.com

sáb. nov. 25, 03:47:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

OI Rosi, adorei o que escreveu, estamos aqui para ajudar umas as outras mesmo.De uma passada nesse blog....http://www.leilene.blogspot.com/ lá tem um post dedicado a vc.Um lindo domingo pra vc.Beijocas

dom. nov. 26, 02:55:00 AM 2006  
Blogger Marina Albertoni said...

Uhu! Esta é anossa gaúcha maravilhosa, por isso sou sua fã.

Beijão.

dom. nov. 26, 09:36:00 AM 2006  
Blogger Unknown said...

Bom tarde Rosi, que bom te ver por aqui eh uma alegria ler suas notas... por falar nessa bolsa outro dia passeando pelo mall com a filha entrei na loja Ferragamo e vi a tal bolsa eh linda mesmo, mas a sua eh bem mais pois tem o carinho que a outra que eh feita em producao nao tem... e eh tao cara $1500, nao pude tirar fotos pois o seguranca estava por ali... keep on knitting! ... por falar em tricotar, nao entendi bem os triangulos/quadrados...primeiro vc faz varios triangulos e depois os juntam...desculpe, mas de trico nao entendo muito bem..beijinhos

dom. nov. 26, 04:19:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

santos dumont que o diga, ele nunca patenteou nenhum de seus inventos, dizia que era patrimonio da humanidade, bela liçao nao é?
bjks.

qui. nov. 30, 05:56:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

OI
Rosi, tambem estou de acordo contigo, fazendo uma busca no google encontrei um blog onde a pessoa tem a receita em ruso.

Bettyy

sáb. dez. 02, 12:11:00 PM 2006  
Blogger Fatima Gouveia said...

Olá Rosi!..passei para ver as suas coisas lindas que tanto me encantam...
Desejo que tenha um FELIZ NATAL.
Bjs

sex. dez. 08, 07:56:00 PM 2006  
Blogger Corteygrif said...

Oi Rosi obg pela postagem,concordo plenamente com voçe.Estava buscando esse ponto faz tempo e minha amiga Miriam me indicou seu blog,fquei muito feliz.Ela tem blog de traduçao de tricot fantastico pase lá vai gostar veja no link- http://penelopecharmante.blogspot.com.es/

sáb. abr. 25, 07:01:00 PM 2015  

Postar um comentário

<< Home