O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

quinta-feira, setembro 13, 2007

ADAPTANDO ACESSÓRIOS...

...Simplesmente enlouqueço cada vez que visito o site da Patternworks ou recebo o catálogo deles em casa.Dá vontade de comprar quase tudo!!!
E fico muito aborrecida com os empresários brasileiros do ramo do artesanato em geral(fios,agulhas e demais acessórios-que é a parte que mais me interessa)que não conseguem ver que esse é um mercado muito promissor e que estamos a anos luz atrás do resto do mundo nesse quesito.
O que encontramos nas lojas do ramo são fios nacionais de qualidade que na maior parte das vezes deixa muuuito a desejar(ásperos,cheio de emendas ou de pouca rentabilidade,além de caros em sua maioria),ou fios importados de qualidade pior ainda(carésimos, fios esses que muitas vezes encalharam nos seus países de origem e que os importadores fazem a "gentileza" de trazerem prá cá-e a gente que se rale ao tecer um trabalho felpudo que fica careca na primeira manuseada ou que simplesmente não se consegue desmanchar caso seja necessário...).
E como não estou podendo comprar em dólar(mesmo a pouco mais de 2 reais o dólar),olho o que eu gostaria de ter e tento adaptar ao que está à mão,aqui no Brasil (de preferência perto da minha casa).
Esses são alguns dos meus objetos de desejo nesse site:
-Um "porta receita"imantado,cuja régua de marcação fica sempre no local da receita que se deseja marcar.Serve prá acompanhar a receita sem correr o risco da régua escorregar e a gente se perder,fazendo a carreira errada(cerca de 25 dólares-tam médio)...

-Marcadores de tricô leves( cerca de 4 dólares a caixinha)...
Uma régua de medir agulhas e que também dá a medida correta das amostras(cerca de 3 dólares)...
Como já disse,pensei muito e acabei adaptando o primeiro quesito desejado com os seguintes materiais:

-uma prancheta de eucatex(2 reais, na papelaria)

-folha imantada auto colante(20 cmX1m-5 reais, em lojas que vendem material para artesanato em geral)

-uma régua metálica(3 reais, na papelaria)

Obs.:confesso que a régua podia ser menor(encontrei uma de 20cm,mas custava 10 reais),e que encontrei uma prancheta metálica(que custava a bagatela de 40 reais)que me pouparia de tanta folha imantada,mas o produto final ficaria muito caro pro meu modesto bolsinho.

Cortei a folha imantada com a tesoura,no tamanho que precisava prá cobrir a maior parte da prancheta.Tirei a folha que cobre o adesivo e colei no local certo,apertando bem toda a superfície,prá ficar beeeem aderido.

Depois eu medi a régua e cortei uma tira de imã prá colar na régua também.Isso garante uma fixação ainda maior da régua com a prancheta.

O legal desse acessório é que dá prá movimentar a receita sem a régua marcadora sair do lugar.Eu ficava"pê da vida" quando estava fazendo uma receita muuuito difícil(como a Ferragamo,por ex.),me levantava e quando voltava a régua estava fora do lugar e eu tinha que ficar contando os pontos da agulha comparando com a receita à procura de onde eu tinha parado na receita...

E na foto abaixo a prancheta está de pé,prontinha,com a régua (sem sair do lugar)já marcando o meu próximo trabalho(não reparem a letra medonha):

E adaptei os marcadores de tricô com borrachinhas minúsculas,coloridas(essas são brancas) ,de colocar nos cabelos.São ótimas e baratíssimas(o pacotinho com 100 sai menos de 2 reais),e não dá dó se precisar cortar uma.Aqui cabe outra confissão:eu já tinha feito marcadores de tricô metálicos,bem bonitinhos,mas não consegui me adaptar ao uso deles.
Quanto à régua de medir a espessura das agulhas e amostras de tricô...ah,essa vai demorar mais,pois é mais difícil(mas não impossível) de se adaptar.Quem sabe alguém começa a fazer uma nacional(quando eu digo nacional -ela pode até ser importada da China ou Taiwan,desde que seja baratinha-quero dizer que seja vendida EM TODO O BRASIL e não só em lojas de São Paulo).

E agora,uma última confissão:eu já tive uma régua dessas,e feita aqui,no Brasil.A gente ganhava de brinde na compra de "X" novelos,numa loja aqui de Porto Alegre,chamada Lili.Mas ela quebrou(primeiro a régua,depois a loja),e eu bem que tentei remendar com fita adesiva(a régua),mas ela acabou se perdendo...buááá.Isso era no tempo em que eu era "aprendiz de tricoteira",no início da década de 80.

Mas isso foi lá no século passado...

Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 10:37 PM

14 Comments:

Blogger Paty Bello said...

Gênio! Gênio, gênio, gênio!
Você é uma Gênia, menina!
Onde se compra essa folha imantada??? nunca vi!
Beijo
Paty

sex. set. 14, 08:58:00 AM 2007  
Anonymous Anônimo said...

   "O encanto da vida depende unicamente das boas amizades...
Só Deus pode dar a vida, mas você pode dar aos outros a alegria de viver".

Agradeço a você todo o carinho que me dedicou ao deixar em meu blog suas palavras de incentivo, cada uma delas foi muito importânte para mim.
Desejo a você um dia especial e um final de semana abençoado.
Que DEUS sempre derrame
     chuva de bênçãos
      em sua vida!

Beijinhos.

sex. set. 14, 09:36:00 AM 2007  
Blogger Cris said...

Rosi:

Eu também "viajo" nos catálogos da Patternworks. Dá vontade de comprar tudo e mais um pouco!
Já vi as argolinhas de plástico para vender aqui em SP, em uma loja chamada Telenipo, que até vende pela internet. Mas suas criaçõs, são muuuito mais legais! PArabéns!

Bks,

Cris

sex. set. 14, 10:20:00 AM 2007  
Blogger Cinthya Rachel said...

parabens rosi! vc é uma genia!!!!! ficou otimo! beijos

sex. set. 14, 07:31:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

╔╚♥
Olá...
O encanto da vida depende
unicamente das boas amizades
que cultivamos...
Pra vc, um dia, uma semana, ... uma vida com
bençãos sem medidas, muita paz, luz e amor.
Beijcas
╔╚♥╔╚♥╔╚♥╔╚♥╔╚♥╔╚♥╔╚♥╔╚♥╔╚♥╔╚♥╔╚♥╔╚♥

sáb. set. 15, 02:50:00 PM 2007  
Blogger Kátia Moreira said...

AMOR DE DEUS

Na inquietude dos delinqüentes, o amor DIVINO se faz atento...
Na dor dos aflitos, o amor de DEUS é afago...
Na inocência da criança, o amor DIVINO se mostra...
Na mansuetude dos sábios, o amor de DEUS é quietude...
Na harmonia do universo, o amor do CRIADOR repousa...
No coração de quem ama, o amor de DEUS se realiza.
Te desejo uma linda semana e não se esqueça:
Feliz é aquele que consegue ver DEUS em toda criação.
Bjs Kátia Moreira

seg. set. 17, 04:31:00 PM 2007  
Blogger Denise said...

Rosi...
Adorei todas as adaptações...juro que ainda não tinha pensado nas borrachinhas como marcadores..e olha que eu quebrei minha cabeça...:)
Quanto à régua de medidas , eu tenho uma muita antiga, qua ganhei de brinde numa revista Mont Tricot...
Beijinhos

ter. set. 18, 01:19:00 PM 2007  
Blogger Tia Glória said...

As suas ideias são muito boas
parabens

ter. set. 18, 06:54:00 PM 2007  
Blogger Lucia Corrêa da Luz said...

Aí, o catalogo, ele é de morrer mesmo... menina, e essas lã pré históricas? onde vc arruma? elas são tão melhores que as de hoje em dia... não é verdade?
continue assim, sempre luminosa...
beijocas

ter. set. 18, 08:18:00 PM 2007  
Blogger Unknown said...

Adorei sua ideia, criativa e original, parabéns pela iniciativa, qdo der farei uma pra mim.
bjos

Meu blog:
http://nomundodoartesanato.blogspot.com/

qua. set. 19, 09:26:00 AM 2007  
Blogger Apaixonada por Crochês said...

Olá!amiga tudo bem ,seu blog é lindo .bjos.marlene

qua. set. 19, 02:56:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

oi sou de curitiba amei seu blog e quero sempre ver as suas novidades
quero te contar que sem saber que exitia o dia do trico fora de casa
temos um grupo que nos encontramos
sempre pra tricotar
amei saber do dia do trico um grande abraço e que Deus te abençoe

ter. set. 25, 12:14:00 AM 2007  
Blogger Unknown said...

Olá Rose! Trabalho na Círculo S.A. e encaminhei suas queixas ao nosso diretor de acessórios. Muito legal seu comentário. Tem muita coisa faltando por aqui!!!!E aproveito ainda para lhe parabenizar pelo site!

Beijokas
Desirée

desiree.john@circulo.com.br

ter. set. 25, 03:12:00 PM 2007  
Blogger Milady said...

Rosi, este seu post representa um marco para quem faz tricô ou crochê e busca acessórios por aqui, mas sem sucesso. O fato do pessoal da Circulo ter tomado conhecimento da nossa busca por produtos de qualidade, pode representar um avanço para todas. Valeu muito sua postagem!
Bjs,
Grace

qui. set. 27, 10:21:00 AM 2007  

Postar um comentário

<< Home