O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

quinta-feira, abril 03, 2008

BLOCANDO A ESTOLA EM LACE...

...Terminando de tricotar a estola em lace(renda,em inglês),há que se partir para o passo seguinte:blocar.
Como eu queria blocar com um equipamento,digamos assim,mais profissional,passei dias pensando em como adaptar as famosas(e caaaaras-U$29,00 o jogo,sem o envio) varinhas de blocar.Como perdi a chance de comprar quando a Juliana estava em Nova Iorque,o jeito foi queimar a cachola mesmo,por que comprar,nem pensar(ainda mais,se contar com os 60% de imposto)!
Acabei mandando fazer num senhor que encontrei quase que por milagre,numa fábrica de aramados,e a um preço bem razoável. Ei-las,já na embalagem que fiz com um tubo de PVC: 6 varinhas de um metro cada,com 2,5mm de espessura.

Devidamente equipada,comecei a blocar,primeiramente umedecendo o trabalho(a estola todinha cabe na minha mão):
Aqui,o material necessário para blocar:alfinetes,clips de pressão,uma superfície para alfinetar/fixar a peça(eu usei um edredom),as varinhas,e,óbvio,o tricô umedecido:
Aqui já esticadinho sobre a mesa forrada com o edredom:

Prá quem não entendeu,as varinhas vão enfiadas em toda a borda do trabalho,formando uma espécie de bastidor,esticando bem o trabalho na forma desejada.
Depois é só esperar secar e está pronto.
Note bem:cada vez que o tricô é lavado,esse processo deve ser repetido prá que o trabalho fique com aspecto rendado bem aberto.
Depois eu mostro a estola prontinha...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 8:01 PM

4 Comments:

Blogger Unknown said...

amei, parabéns, ficou um show, mesmo, só não entendi como voce usa as varetinhas mas como sou muuuuuuuuuuuito iniciante no tricô ainda aprendo, faço parte do grupo montricô e fico de boca aberta com tanta coisa linda, um dia ainda faço uma dessas, bjks.

sáb. abr. 12, 10:36:00 AM 2008  
Blogger Lana said...

Linda sua estola. Mas se só o que precisa é atenção, estou perdida... nunca conseguirei fazer hahahaha
Parabéns por um trabalho tão lindo!

sáb. abr. 19, 11:49:00 AM 2008  
Blogger andrea said...

nossa, rosi, que linda ficou !
deu muito trabalho ? eu nunca me aventurei a fazer estas estolas de renda, embora ache muito lindas. vou fazer aquele cachecol, vamos ver no que dá :)

bjão

seg. jun. 09, 12:05:00 PM 2008  
Blogger Feito eu said...

Ficou linda!!! Parabén pelo trabalho!

sex. jul. 11, 11:05:00 AM 2008  

Postar um comentário

<< Home