O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

domingo, junho 15, 2008

RECADINHO...


(A imagem que ilustra esse post é de autoria da Ana)


...Prá quem me pediu a receita do casaco abaixo.
Gente,eu não cheguei a traduzir o casaco,tirei da própria receita,em inglês,daquele site que indiquei ali ,no post anterior(o do casaquinho).
Usei um Glossário que tenho de termos de tricô (do inglês para o português) prá me ajudar,e o que eu não sabia fazer,procurei assistir os vídeos no KNITTINGHELP e aprendi.
Não é difícil,basta um pouco de curiosidade prá tentar.
Até pouco tempo atrás eu dependia totalmente de amigas do grupo Montricô(que são tradutoras por profissão) prá me ajudarem a traduzir,ou mesmo somente ler receitas em outros idiomas.
Mas é bom se aventurar por caminhos diferentes,e a gente pode aprender o que quiser,basta "meter os peitos" e tentar.Se der errado,tenta de novo.
Primeiro tente traduzir o ponto pretendido e FAÇA A AMOSTRA dele,antes de começar o trabalho.É muuuuito mais fácil desmanchar algo medindo 10X10cm do que metade do trabalho.Faça a amostra e compare com a foto do ponto.Se combinar,ótimo,sinal de que está certo.Se não,revisa a receita e tenta de novo.
A gente tem por hábito achar que os outros sabem mais que a gente,mas se os outros conseguem,a gente também consegue.
Eis um lema que eu carrego há anos comigo:eu posso tudo o que eu me proponho a fazer.E se outra pessoa consegue,eu também consigo.
Muitas vezes eu quebro a cara até conseguir,mas é tentando que se tem sucesso em alguma coisa...
Vou dar só uma dica,já que muitas pessoas se confundem justamente com isso quando começam a tentar traduzir receitas do inglês para o português:
KNIT é o ponto meia.
PURL é o ponto tricô.
Como tricô é knit em inglês,as pessoas acham que knit é o ponto tricô.Mas não é!
Depois que se aprende isso,é meio caminho andado.
E ali no Knittinghelp tem filminho que ensina a fazer(quase) tudo em matéria de tricô.Se não entender inglês(o meu caso),assiste sem som.
Eu mesma fiquei na frente do PC aprendendo a fazer muita coisa que não sabia...e aprendi!
E o que não se encontra ali,é só digitar o termo procurado no Google que sempre tem uma alma caridosa que ensina a fazer(com desenhos,fotos... eu mesma já fiz isso com algumas coisinhas por aqui).
Mas isso nem é o que me impede de traduzir a receita e colocar aqui.É que existe uma "coisinha" chamada Direitos Autorais.E se eu traduzir a receita do site da Naturally Caron e colocar aqui,eles podem muito bem me processar.
Assim como não se pode publicar receitas de revistas e livros atuais,ou mesmo fotos de autoria dos outros sem a devida autorização e identificação(sim,muita gente faz isso,eu sei,mas talvez elas mesmas nem saibam que não pode).E eu não vou correr o risco...
Tem alguns que não gostam nem que se coloque o link...
Tentem,a gente só tem a aprender.
E quem precisar de uma ajudinha com algum termo que realmente não entendeu,eu mando uma cópia do Glossário.
Mas eu garanto que não tem nada melhor do que "decifrar" as coisas por conta própria.
Prova prá gente mesma o quanto somos poderosas!
E de quebra ficamos mais entendidas nesse assunto que nos une e interessa:o tricô!
Beijoconas grandes,
Rosi
PS.:Bloquei ele usando o método do ferro a vapor:tu colocas a peça a ser blocada numa superfície lisa e prende ela com alfinetes(ou podes usar as varinhas próprias prá isso-eu tenho prá vender) do jeito que queres que ela fique após blocar(tamanho,forma,etc).Pega um tecido leve(tipo fralda) e cobre a peça,ou parte dela,e coloca o ferro a vapor sobre essa parte SEM encostar no tecido e deixa receber um pouco de vapor.O trabalho parece que saiu da loja depois do processo completado,e muitos "defeitinhos" somem por encanto(rs,rs).Funciona melhor com fios que tenham lã na composição,mas eu mesma já bloquei acrílico e ficou ótimo.
E o processo tem que ser repetido sempre que a peça for lavada.

posted by Rosi | 4:02 PM

15 Comments:

Blogger Nilda Biagio said...

Olá Rosi
Obrigada pelas dicas muito úteis!
Boa semana!
Bj
Nilda

dom. jun. 15, 06:16:00 PM 2008  
Blogger vicky said...

Oi Rosi,
Concordo com vc, eu sou muito curiosa e persistente e aprendi o que faço hj vendo os videos de tricô e testando em casa os pontos, já quebrei muitooo a cara e ainda continuo quebrando mas é assim que se aprende né? Esse lance de direitos autorais é sério e eu tb não quero confusão.
Ficou um show o casaco, a cor é linda e o modelo é tudo de bom :-)
Parabé ns!!!
Beijos
Vicky

seg. jun. 16, 11:36:00 AM 2008  
Blogger Mariana said...

Lindo o casaquinho! É isso aí, o melhor jeito é meter a cara e tentar fazer. Se errar, dá pra desmanchar e fazer de novo. Ou jogar no canto e não mexer mais, mas com a certeza de ter tentado. He!
E esse assunto dos direitos autorais é tão complicado! Às vezes as pessoas não gostam nem que se faça "propaganda" de suas coisas, mesmo com os devidos créditos. É tão complexo!
Abração e parabéns! Com o frio que está esses dias, com certeza você aproveitou o casaco novo em boa hora.

seg. jun. 16, 08:40:00 PM 2008  
Blogger SONIA said...

Adoro seu blog!!!
Seus trabalhos são lindos!!!
Parabéns!!
Tenha um maravilhoso fim de semana.
Beijos.

qui. jun. 19, 04:34:00 PM 2008  
Blogger adelaide said...

Rosi, o casaco está lindo!
Eu ainda não me aventurei a decifrar uma receita em inglês, mas qualquer dia eu arisco. Ando até estudando a lingua, só pelo tricô... rs
O máximo que vai acontecer é desmanchar tudo, mas isso já estou acostumada.
Falando em direitos, eu coloquei o link do seu blog num post lá no meu, posso né?
Bjinhos.

sex. jun. 20, 01:44:00 PM 2008  
Blogger Milady said...

Belo casaco Rosi.
Achei ótimo vc. falar sobre a coisa do direito autoral.
E sem dúvida a questão de traduzir receitas. Me lembro que até 3 anos atrás nunca tinha 'tecido' em inglês, apesar de ser fluente no idioma. Meu primeiro glossário de tricô em inglês me foi 'presenteado' pelo marido que encontrou um na internet. De lá prá cá vivo buscando informações e procurando aprender mais. Com esforço e um pouco de paciência dá prá entender até russo.
Parabéns mais uma vez por seu esforço, empenho e lógico, muito capricho!
Bjs,
Grace

seg. jun. 23, 09:49:00 AM 2008  
Blogger Ana said...

O direito autoral, como falam, também se aplica a imagens retiradas da net e utilizadas sem autorização ou referência ao autor, essa aí é minha, fui eu que fiz para a fanzine tricot urbano, e gostei que usasse para ilustrar o post, ficou bonito ;)

qua. jun. 25, 07:57:00 AM 2008  
Blogger Fafa said...

Passando por aqui e achei tão bom seu blog que resolvi linkar voce pra que eu venha te visitar sempre!
Bjos!

qui. jun. 26, 12:00:00 PM 2008  
Blogger Claudia said...

Olá, Rosi!
Gostei muito do post! Confesso que tenho um pouco de preguiça em me aventurar em projetos que aparentemente são mais difíceis... mas é mesmo gratificante quando encaramos o desafio e o negócio dá certo!!! Quanto ao inglês das receitas, postei um "Dicionário de tricô ing./port." no meu blog, pra dar uma ajuda pro pessoal; ainda precisa de uns ajustes, muitos complementos e tal, mas dá pra um início!
Beijinhos! (gosto muito do seu blog, mas não sei se já deixei algum comentário; se não, aqui está...)

qui. jun. 26, 12:40:00 PM 2008  
Blogger Linhas, lãs, tecidos e afins... said...

Olá, Rosi! Nossa, quanto tempo que eu não visitava seu blog (bem, o seu e muitos outros...). Preciso dar uma vasculhada, tirar o (meu) pó por ficar tanto tempo longe dos tricôs e crochês! Agora que estou pensando em retomar as minhas amadas agulhas, adorei rever seu post sobre as bolsas trançadas. Depois que eu conseguir organizar minha vida novamente (será que consigo postar as novidades no meu blogzinho? será?) vou com certeza tentar fazê-las.

Um beijo!

dom. jun. 29, 04:34:00 PM 2008  
Blogger glaucia said...

voce nos deu uma bela aula. abrigada. abraços e bom fim de semana

dom. jul. 06, 03:51:00 PM 2008  
Blogger Feito eu said...

Adorei as dicas!! Teu site continua maravilhoso!! Adoro fazer visitinhas por aqui!!
Grande abraço!!

qua. jul. 09, 05:41:00 PM 2008  
Blogger Rosana said...

Oi Rosi! Yo tambien miro los videos de knittinghelp son maravillosos!

ter. jul. 15, 11:15:00 PM 2008  
Blogger Marcia said...

Rosi, me senti ate envergonhada, voce tem toda a razão, desde que vi esse casaquinho, ando louca pela receita, pesquisei compulsivamente, achei video explicativo, receita, até pessoas interessadas como eu, mas ainda não tinha criado coragem para me aventurar a começar a faze-lo...
Voce tem toda a razão, quem se aventura cresce, aprende mais coisas do que simplesmente copiando.
Eu mesma so me dei conta do quanto eu aprendi nessa busca maluca, quando li seu recadinho!
Vou terminar uma manta para meu afilhadinho hoje e amanhã começo a minha aventura, depois te conto.
Mas só posso agradecer do fundo do coração pelo incentivo, vou lá e vou fazer, se vc pode eu tambem posso.
Beijos e obrigado mais uma vez!

seg. ago. 04, 07:28:00 PM 2008  
Blogger Izabel Dietrich de Vergara said...

Olá, Rosi. Teu blog é maravilhoso!
Quando o encontrei, falei em voz alta: ACHEI MINHA TURMA!!!
Todos aqui riram, mas sinto que pode ser verdade.
Bah tchê! Teu blog é riquíssimo. Parabéns!

sex. set. 12, 07:31:00 AM 2008  

Postar um comentário

<< Home