O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

quarta-feira, setembro 17, 2008

TÃO ME CLONANDO E EU NÃO GOSTEI...

...Ontem uma menina leitora aqui do blog me mandou uma mensagem denunciando que havia alguém no Orkut utilizando imagens de trabalhos meus como sendo seus.
Fui correndo lá ver e meu sangue subiu até a raíz dos cabelos.
A dita usurpadora pegou fotos minhas(muito possivelmente do Flickr)e postou lá dizendo que ela tinha feito(e aceitava encomendas...)o que estava nelas.
As fotos são essas(e algumas bolsas estão com as minhas etiquetas penduradas.Quem já comprou minhas bolsas sabe disso):



Onde está escrito o nome do blog ela cortou,e escreveu o nome dela sobre as fotos!O cúmulo da cara de pau!!
Gente,se alguém aqui quiser fazer bolsas iguaizinhas às que eu faço( e eu mesma faço muitas delas baseadas nas de outras pessoas),faça.Ficarei muito feliz em saber que fizeram algo bonito inspirado em algo que fiz.
Mesmo quando são criações minhas,não há problema.Copie,dê seu toque pessoal(ou não).
Mas mostrem fotos dos seus trabalhos,não dos meus dizendo que são seus!
Além do que,e acredito que pouca gente saiba disso,existe toda uma legislação a respeito,que pode ser lida resumidamente aqui:

FOTODICAS


A minha primeira reação foi ir lá e reclamar.Fiz isso educadamente...Depois fui nos grupos de que faço parte e pedi um help:fui prontamente atendida,e muitas meninas foram lá reclamar com a dita cuja.Depois fui lá e reclamei novamente,mas daí mostrando quais eram as fotos que ela tinha roubado.
E por último achei que seria mais correto radicalizar:denunciei ela pro Orkut.
E ela foi excluída(não sem antes encher uma das meninas reclamantes de desaforos).
Hoje recebi uma mensagem do Orkut avisando que tinham acatado a denúncia e excluído a moça ladra de fotos alheias.
Vou ficar de olho nela,pois ainda tem uma página dela lá,mas com menos coisas(e sem as minhas).
Daí eu fico pensando:e se alguém encomendasse uma das minhas bolsas prá ela,como ela iria entregar?Meia boca?Mal feita?Será que ela sabe realmente fazer o ponto entrelac?Será que os outros trabalhos que ela mostra nos dois perfis são realmente dela?E se algum cliente dela leu aquele monte de reclamações ontem,como reagirão?
Pois uma pessoa que precisa mostrar fotos de trabalho alheio prá receber encomendas não é honesta.Nem com o cliente,nem com ela mesma...
Tô passada com essa história.
Sei que isso acontece aos montes por aí.
Já aconteceu de copiarem bolsas criadas por mim,mostrarem nos seus blogs e nem sequer dizerem:Ó,copiei daqui,fulana quem criou...
Entenderam também por que eu muitas vezes não posso dar determinada receita?É tudo uma questão de Direitos Autorais.
Muita gente não sabe que é proibido escanear revista de banca ou livro e publicar no blog,a fim de chamar leitores.Pensando que está agradando(e realmente está)mas se arriscando a ser processada.
Está correndo o risco de ser chamada perante a lei,prá responder um belo de um processo,por causa de um ato impensado(e muitas vezes simplesmente por ignorância da existência de tais leis). Eu mesma já fiz isso e aprendi que NÃO PODE!
Quer pegar a foto de outro blog e postar?
Peça autorização ao dono da foto!
Quer publicar receita traduzida?
Peça autorização a quem criou a receita original.
Quer publicar receita de revista?
Peça autorização à editora.
E por aí vai...
Desculpe o desabafo,mas como aconteceu comigo pode acontecer com qualquer um de nós.
Com fotos de trabalhos,fotos pessoais...
Desvantagens da Internet!
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 8:13 PM

16 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ma que fia da p...
Devíamos encomendar umas 10 só pra ver o que ela ia fazer!!!
Ana Moraes

qua. set. 17, 09:15:00 PM 2008  
Blogger Inez, como no tempo da vovó said...

Querida, estou solidária a vc
Fico indignada com tanto mau caratismo
Os brasileiros tem o conceito da Lei de Gerson, levar vantagem em tudo, é muita cara de pau mesmo
Gostaria até de saber quem é
Será que tem mais trabalhos dizendo que é dela, não apenas o seu?
Tem que se tomar cuidado com pessoas assim
Olha vc até me alertou, as vezes posto coisas que encontro na net e algumas tem o blog postado. Vou tomar cuidado doravante, não quero prejudicar ninguém, nem mesmo ser tachada de ladra. Pq pessoas assim não se importam, pq se fazem sabe que estão correndo esse risco. Eu me preocupo, uma pq tive uma excelente criação, outra pq é substimar minha propia capacidade intelectual. Acho muito vil, ser tachada de incapaz e pior ainda, de ser tachada de ladra.
Vc fez muito bem, em tomar as atitudes que tomou. Se ficamos inertes, estamos compactuando
Conte sempre comigo nessa luta
mil bjs
Inez Barbosa

qua. set. 17, 11:29:00 PM 2008  
Blogger Inez, como no tempo da vovó said...

Ah outra coisa!!!
Sua bolsas são maravilhosas!!!
Meu Deus uma coisa de louco, minhas filhas estão babando
ah se eu soubesse tricotar, só sei fazer crochê
rsrsrsrssr
mil bjs
Inez Barbosa

qua. set. 17, 11:32:00 PM 2008  
Anonymous Anônimo said...

oi Rosi ...
o link dela agora no Orkut é http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=11947525916261370949&aid=1&p=3
e se chama Artesanatos Kika
não sei se ainda tem alguma coisa tua que ela tenha clonado mas é bom vc verificar
seus trabalhos são lindos
beijão
Heloisa

qua. set. 17, 11:33:00 PM 2008  
Blogger Bethinha Bêto said...

Olá Rosi, sempre passeio por aqui em busca de coisinhas bonitinhas e diferentes pra ver e até pra fazer... hj li seu post e fique horrorizada com o que a tal pessoa fez... é o cumulo do abuso! Acho que vc fez o correto! Se precisar de apoio pode contar comigo!
Um grande abraço!!! Fica com Deus!
Beth

qui. set. 18, 04:23:00 PM 2008  
Blogger A Tecelã said...

É um fato lamentavel, mas só passa por isso quem tem trabalhos maravilhosos como o seu, imagino como deveria ser o trabalho feito por essa pessoinha. Mas que bom que voce conseguiu ficar livre da piratona, assim quem sabe ela aprende a ser mais ética.
Um grande abraço e descanse, não se aborreça com quem não merece.
Marcia

qui. set. 18, 05:49:00 PM 2008  
Blogger Paty said...

concordo em genero numero e grau com voce! tem o meu apoio!
bj

qui. set. 18, 08:26:00 PM 2008  
Blogger Linhas, lãs, tecidos e afins... said...

Boa noite, Rosi.
É realmente uma grande dor de cabeça quando esse tipo de coisa acontece! Infelizmente, às vezes nem adianta denunciar a pessoa pro Orkut ou seja lá que outro álbum for, porque a mesma pode entrar com outro perfil... Mas ao menos você não deixou barato e foi atrás dos seus direitos!

Abraços
Carolina

qui. set. 18, 09:30:00 PM 2008  
Blogger Unknown said...

Oi Rosi, que decepção essa internet dá as vezes, né? Ou ela é maravilhosa ou eu terrorista. Casos como o seu devem estar sempre acontecendo. Suas peças são lindas, parabéns, vc é uma artista. Eu criei um blog p mim, a Elaine está me dando umas dicas, mas eu estou fazendo sózinha. não sei nem o que é link, aliás , não sei colocar o link das blogueiras. Vou aprender o colocar o seu tb. Visite o meu, veraceciliaartesanato.blogspot.com.
Se gostar, coloca o nome do meu blog nos seus?
Obrigada, Beijão

qui. set. 18, 11:54:00 PM 2008  
Blogger  said...

Olá, Rosi!
Adoro os seus trabalhos e gosto da sua espontaneidade.
Estou adicionando-a aos meus contatos para poder acompanhar os seus trabalhos.
Prometo não cloná-la(rs), pois admiro-a muito e aqui só posso aprender.
Tenha um ótimo final de semana.
Bjs.
Dô.

sex. set. 19, 05:02:00 PM 2008  
Blogger Unknown said...

Hey, stranger!!! Quanto tempo, passando para matar as saudades e dou de cara com essa historia da cara de pau...fez muito bem tem que denunciar mesmo...eu acho que sei quem eh, nao vi teus trabalhos mas ja vi outros de sites americanose ela coloca o nome do blog dela, como se fosse ela... tem uma outra crocheteira que esta vendendo apostilas de recietas traduzidas da Lyon Brand!!! e diz mesmo que eh de la!!! Eu me pergunto sera que pediu permissao para tal??? Duvido.. uma coisa vc pode ter certeza ninguem copia igual e com o mesmo carinho de quem criou.... muitos beijos fique com Deus

sex. set. 19, 08:55:00 PM 2008  
Anonymous Anônimo said...

Somos da empresa H-Marin e produzimos fios diferenciados com viscose e algodão reciclado, que
proporcionarão maior qualidade e toque agradável aos seus
trabalhos artesanais.
Entre em contato conosco através do e-mail: atendimento@hmarin.com.br,
para receber amostras de nossos fios, ou visite nossa site www.hmarin.com.br,
e conheça nossa variedade de produtos e cores.
Atenciosamente,
Equipe H-Marin

seg. set. 22, 03:42:00 PM 2008  
Blogger tiane said...

Olá, fique de olho mesmo e coloque aquelas letrinhas em cima das suas fotos, no Paint para se alguém levar podermos saber de onde foi e avisarmos. Imagine as pessoas comprando e depositando o dinheiro e depois aguardando chegar a encomenda. Também não gosto dessas palhaçadas. Um grande beijo e parabéns pelo capricho dos seus trabalhos. Luciane.

seg. set. 22, 06:13:00 PM 2008  
Blogger Simone Bitar said...

Ola amiga!!!!!!!

Nossa....que coisa terrivel... entao temos que ficar atentas quanto a isso agora?...que horror... ainda bem que vc viu . Isso nao pode acontecer.
As bolsas sao lindas. parabens.
Bjos carinhosos,
simoninha
recanto das Borboletas

seg. set. 22, 10:18:00 PM 2008  
Blogger Unknown said...

Olá, Rosi

Isso já aconteceu comigo também, mas no Mercado Livre. Reclamei e a "moça" achou que eu é que estava errada de reclamar.
Falou que as bolsas delas, que eram de crochê, enquanto as minhas eram de tricô, eram mais bonitas que as minhas, então, reclamei bastante e falei para ela colocar as fotos das "lindas" bolsas dela.
Demorou um pouco ela tirou e não colocou nenhuma outra foto.
Pode?!
É isso aí tem que reclamr, mesmo!

Beijinhos
Ana

seg. out. 06, 03:08:00 PM 2008  
Blogger Maria Cida Floripa said...

Que coisa feia! A Internet tem trazido tanta coisa prá mim e fiquei muito chateada com o que aconteceu contigo.
Por outro lado, é a primeira vez que visito seu blog e ameio o seu trabalho e a delícia com que você nos conta um pouco de sua vida. Parabéns!

ter. out. 14, 09:06:00 PM 2008  

Postar um comentário

<< Home