O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

quinta-feira, maio 11, 2006

STRUDEL(ou "bruchutis",como dizia meu cunhado JB Scalco)...


...Pensando no Dia das Mães,hoje vou (tentar) ensinar como se faz um Strudel(torta de massa folhada).
Normalmente se faz Apfelstrudel(torta de maçã),mas também dá prá fazer com outras frutas ,ou com recheio de salada de frutas.Fica delicioso!!!

INGREDIENTES:
-1 pacote de massa folhada Arosa laminada(se só tiver a outra,também pode ser,mas aí tem que abrí-la com o rolo,enquanto a laminada já vem prontinha,no tamanho certo)
-3 maçãs vermelhas
-1 maçã verde(opcional)
-2 kiwis(opcional)
-1 limão tahiti
-1/2 xícara de uvas passas sem sementes(pode ser branca ou preta)
-1/2 xícara de nozes picadinhas(opcional)
-1 xicara de açucar
-canela em pó(opcional)
-açucar confeiteiro(para polvilhar)
-1 ovo batido
-1 colher de chá de Maizena(para o molho)

MODO DE FAZER:
Lave bem as maçãs,retire o talo e as sementes, deixe a casca e pique (não precisa ser muito miudinho).Reserve em uma tigela grande.
Esprema o limão e coloque o suco sobre as maçãs picadas,misturando bem.Isso evita que elas escureçam muito rápido.
Descasque as demais frutas,pique e coloque com as maçãs.
Junte as passas e as nozes.
Coloque todo o açucar sobre as frutas e misture bem(se quiseres podes colocar um pouco de canela em pó).
Deixe descansar por cerca de 1 hora.
Dica:Como nesse processo as frutas soltam bastante líquido,normalmente eu coloco as frutas dentro do escorredor de macarrão,e esse eu coloco dentro de uma vasilha,na qual vai ficar todo o suco adoçado,sem ter contato com as frutas.Se deixar as frutas em contato direto com o suco,terá que escorrê-las muito bem antes de rechear a torta,senão o suco vaza da massa e gruda na assadeira,e isso dá um gosto desagradável.
Retire a massa folhada da geladeira cerca de meia hora antes de usá-la.
Note que ela vem com um filme plástico em volta,que deve ficar voltado prá superfície onde tu vais montar a torta.Como eu tenho uma fôrma ENORME,eu monto direto ali dentro,sem esquecer de retirar o filme antes de ir ao forno!
Se não tiveres uma fôrma grande,podes fazer duas tortas médias em vez de uma grande.
Com a massa aberta sobre uma superfície plana,comece a rechear com a mistura de frutas ,passas e nozes(escorrendo bem o suco,que deve ser reservado).Coloque o recheio ao comprido no centro da massa,deixando cerca de 3 dedos sem recheio nas bordas menores.
Pincele com o ovo batido essas duas bordas e dobre-as no sentido do recheio(Cobrindo-o um pouco com elas).
Pincele todas as bordas(inclusive as que já foram dobradas) com o ovo e dobre uma das bordas mais longas sobre o recheio,cobrindo-o todo.Pincele as bordas pequenas dessa parte.Cubra-a com a outra parte comprida da massa.Pincele toda a parte de cima com o restante do ovo.
Retire o filme plástico e coloque na forma,que NÃO deve ser untada!
Coloque na geladeira(assim vai folhar melhor quando assar),enquanto o forno aquece(siga as instruções da embalagem da massa).
Asse até ficar bem dourado,retire do forno e coloque num prato bem bonito.
Quando tiver esfriado bem,polvilhe com o açucar confeiteiro.
Pode ser servido com creme chantili,sorvete de baunilha,nata azeda(coisa de alemão:creme de leite natural bem misturado com umas gotinhas de limão),ou com a calda que eu "inventei".
Calda:coloque o suco adoçado que sobrou das frutas numa panelinha junto com meia xícara de água e com a colher de chá de Maizena,misturando bem.Leve ao fogo baixo mexendo até engrossar.Coloque numa molheira e sirva sobre a fatia de torta.
Já estou com água na boca só de escrever a receita!!
Sábado eu vou fazer uma aqui em casa,pro chá da tarde do Dia das Mães de domingo(que vai ser comemorado aqui em casa).
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 9:15 PM

3 Comments:

Blogger Ateliê da Safira said...

Rosi
Estou passando aqui p te desejar um feliz dia das mães!
Vai passar esse dia no seu trailer? hehehe No meu sangue rola o campismo!
Beijos
Dany

sex. mai. 12, 11:51:00 AM 2006  
Blogger Leka Uwarow said...

Oi Rosi,
Adoro o seu blog, sempre visito ele, me identifiquei muito com seu post "guerra de hormonios", também tenho um adolescente de 13 anos em casa... é dureza. Quase morri afogada com esse strudel aí, uma vez tentei fazer mas com aquela massa que estica e furou toda não deu certo e fiquei meia frustrada vou tentar esse aí, obrigada pela dica, FELIZ DIA DAS MÃES...beijos Ale.

sáb. mai. 13, 10:24:00 AM 2006  
Blogger Rosi said...

Gurias,obrigado.
Beijoconas,
Rosi

sex. mai. 19, 03:20:00 AM 2006  

Postar um comentário

<< Home